Contrato local de Desenvolvimento Social
O Projeto Valoriza 4G com o número de candidatura POISE – 03-4232-FSE-000327 é financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) está integrado no Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) – Programa criado pelo Governo Português em 2007, que obedecendo às estratégias definidas pelo Plano Nacional de Ação para a Inclusão (PNAI), pretende essencialmente impulsionar uma maior coesão territorial em todo o país e promover uma mudança social efetiva nos territórios mais deprimidos.
O Valoriza 4G é um projeto de continuidade dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) anteriores, dinamizados pela Valoriza entre os anos de 2011-2014 (Valor Humano) e 2015 e 2019 (Valor Humano 3G).
O Valoriza 4G tem como objetivo promover o desenvolvimento social de Amares e a integração de indivíduos ou grupos vulneráveis, estimulando e mobilizando os recursos da comunidade (cidadãos, organizações e empresas),com vista à sua maior autonomia e capacitação. Dinamizá-lo possibilita responder diretamente algumas problemáticas elencadas no Plano Desenvolvimento Social de Amares (PDS), bem como complementar iniciativas pontuais que, tendo o mesmo propósito de minimizar as situações de pobreza, exclusão social e a problemática do desemprego num território também ele ruralizado e envelhecido. Assim, investe-se fortemente na complementaridade e articulação de serviços intra-projeto (cruzamento de ações, públicos e recursos numa lógica de participação e capacitação) e entre entidades com vista a um bem comum: facilitação de procedimentos de intervenção e consequentemente, satisfação das necessidades dos destinatários.
O projeto Valoriza 4G atua em dois eixos de intervenção. O Eixo I (Emprego, Formação e Qualificação) tem como objetivo:
- Trabalhar oportunidades para o aumento da empregabilidade;
- Acompanhar individualmente os participantes no processo de procura ativa de emprego, facilitando a inserção no mercado de trabalho;
- Fomentar a iniciativa empreendedora;
- Informar e encaminhar para as oportunidades de qualificação, de inserção profissional e sobre as medidas ativas de emprego;
- Valorizar o território, as artes e ofícios e os recursos/produtos endógenos no sentido de favorecer a empregabilidade local;
- Intensificar a pertença comunitária e o exercício da cidadania, nomeadamente a responsabilidade social, ambiental e ecológica.
E ainda, o Eixo III (Promoção do envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa) destina-se à população idosa do concelho de Amares, particularmente as que se encontram em situação de isolamento e solidão. Neste sentido tem como objetivo:
- Promover envelhecimento ativo;
- Valorizar as pessoas, os costumes e as tradições.
Entidade Promotora
Promovido desde Novembro de 2015 pela Valoriza – Associação de Desenvolvimento Social, a qual foi criada em Julho de 2010 com a missão de dinamizar o desenvolvimento local, fazendo-o através da integração social de indivíduos e grupos sociais desfavorecidos e/ou vulneráveis. Não obstante a sua abrangência ao nível do distrito de Braga, definiu como área de intervenção prioritária o concelho de Amares.
Os seus objetivos, emanados da sua natureza social, nomeadamente iniciativas de índole social, económica, cultural, ambiental e desportiva, têm no apoio à infância e juventude, a crianças, jovens e pessoas adultas com deficiência, a assistência a pessoas idosas, à família e à comunidade em geral, como prioritários.
Secundariamente, objetiva a valorização do território, através da consolidação de sinergias, promoção dos seus produtos e capacitação das suas gentes, ao nível do desenvolvimento do artesanato, do turismo e de outras atividades culturais, profissionais, educacionais e económico-sociais.