Luz de Presença regressa às freguesia de Amares

São onze as freguesias que vão receber o Luz de Presença, a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, numa fase renovada de um projecto que tem promovido o acompanhamento dos idosos do concelho de Amares nos últimos quatro anos, e que na última temporada envolveu cerca de 400 idosos.

A Valoriza, entidade dinamizadora, renovou o acordo com o Município e com a maioria das Juntas de Freguesia aderentes para viabilizar financeiramente um projeto que tinha sido apoiado no ano passado.

Segundo Pedro Costa, presidente da Valoriza, “o projecto está consolidado, é um sucesso no concelho e envolve um grande número de pessoas que já não passam sem as suas actividades”, acrescentando que “merece destaque a sensibilidade das juntas de freguesia e da câmara municipal que perceberam a importância deste trabalho para as suas populações”.

O projecto Luz de Presença reúne uma equipa de técnicos da Valoriza, articulados com técnicos do município, da EPATV, da UCC e de algumas colaborações de parceiros, que semanalmente percorre as freguesias aderentes no concelho de Amares com múltiplas atividades que vão desde a mobilidade, actividades lúdicas, passando por rastreios de saúde, segurança, cursos de informática, apoio doméstico, encaminhamento, entre outros.

Amares, Figueiredo, Bico S. Vicente, Barreiros, Bouro Santa Marta, Bouro Santa Maria, Caldelas, Carrazedo, Fiscal, Goães e Sequeiros são as freguesias que já renovaram a sua adesão. Relativamente às freguesias do ano passado «apenas a União de Freguesias de Ferreiros, Besteiros e Prozelo ainda não manifestou a sua intenção de renovar o protocolo para as suas freguesias» revela a mesma fonte.